066 Jesus é o Centro de Nossa Vida?

Jesus é o Centro da Nossa Vida?
Por Padre Rufus Pereira

[A Palavra hoje é sobre Jesus falando de sua crucificação aos discípulos]
Meus queridos irmãos e irmãs do senhor Jesus, o que ouvimos esta noite na leitura do evangelho é uma das passagens-chave da Bíblia.
E eu vou me referir hoje ao mesmo acontecimento no evangelho de Marcos.

O Evangelho de Marcos.
O evangelho de Marcos, que tem 16 capítulos, é dividido em duas partes:
Primeira Parte: Os primeiros oito capítulos tratam de um tremendo ministério de Jesus, onde ele foi a cada cidade e cada vilarejo pregando a boa nova, curando os doentes e expulsando os demônios.
Segunda Parte: E a segunda parte é a narração da paixão e morte e ressurreição de Jesus.

Como Termina a Primeira Parte?
Mas como termina a primeira parte?
Através do capítulo 8 do evangelho de Marcos, encontramos um incidente estranho acontecendo e me faz lembrar da primeira vez que eu fiz uma delegação para a terra Santa.
O guia nos conduziu para o norte, além da Galiléia e eu perguntei ao guia: “mas aqui termina a terra Santa, a onde você está nos conduzindo?”
Ele disse: “espere um momento”. E finalmente ele nos levou a um lugar chamado Palias,  mas daqueles tempos se chamava Panion. no lugar dedicado ao antigo Deus romano chamado Pan, e que no tempo da Bíblia era chamado a Cesaréia de Felipe.
Era uma cidade dedicada ao imperador de Roma e construída pelo tetrarca da Galiléia chamado Felipe.
E ali no local o guia leu para nós o evangelho.
Jesus levou seus apóstolos para aquele lugar que era um lugar muito popular. E se viam milhares de pessoas adorando aquele Deus chamado Pan, no topo da montanha.
E ali estava Jesus com seus doze apóstolos, quase todos pescadores, vindos das aldeias da Galiléia.  
Jesus faz a eles esta pergunta: "o que as pessoas dizem de mim?" "quem eles dizem que eu sou?" 
E os apóstolos disseram: "Jesus, as pessoas têm uma apreciação muito boa de você." "chamam você é de grande profeta". "alguns dizem até que você é o profeta Elias." "alguns chegaram a dizer que você é João Batista, que voltou á vida."
Então Jesus se voltou aos seus apóstolos e perguntou a eles: "e para você se quem sou eu? Vocês têm me ouvido pregar por três anos, vocês têm visto eu curar as pessoas e expulsar demônios por três anos. Vocês me conhecem melhor do que qualquer uma dessas pessoas. Quem vocês dizem que eu sou?" "quem sou eu para vocês?"
E então, cheio do Espírito, Pedro respondeu: "Senhor, para nós você não é um outro profeta. Você não é deste mundo mas você é alguém do alto. Você não é algum outro trabalhador,  você é o Salvador, o poderoso Salvador que veio do céu. O filho de Deus."
E é assim que termina a primeira parte do evangelho.

Esse é o Clímax da Primeira Parte: Quem é Jesus para Você?
Por que é que Marcos colocou então esta narração como o clímax da primeira parte? Porque hoje também Jesus e está perguntando a cada um de nós a mesma pergunta: "quem sou eu para você?"
Talvez eu seja para você somente uma pessoa que você homenageia ou presta atenção, ou talvez eu também seja para você um dos grandes homens de hoje?
Eu, pessoalmente, preciso responder a esta pergunta: "quem é Jesus para mim?"

Os Vários Jesus que Conheci.
O primeiro Jesus que eu conheci era quando eu era criança, quando Jesus, para mim, era uma pintura, um retrato, uma estatueta. Talvez o bebê, ou menino, na manjedoura, no tempo de Natal.
E agora eu sei que aquele não é Jesus. Jesus não é uma estátua, ou um retrato que nós temos.
Infelizmente, para muitas pessoas simples, aquele é que é Jesus, mas as coisas estão mudando hoje. Eu fui a uma casa em Bombaim, a casa de uma família bem espiritual, carismática, e comecei a conversar com a menina, a pequena jovem da casa.
Eu apontei para ela o quadro de Jesus na parede em e eu disse para ela: "você sabe que aquele é Jesus?"
Ela olhou para mim com os olhos arregalados e disse: "aquele não é Jesus. Aquele a um quadro, Jesus é o que está no meu coração."
Mas quando eu tinha a idade dela o eu pensava que aquele quadro era Jesus.
É bom ter retratos em imagens das nossas casas para nos lembrar de Jesus. Mas precisamos lembrar que aquilo é só para nos lembrarmos, que aquilo não é Jesus.
Então eu cheguei ao colegial e eu li uma linda história da Bíblia como um dos temas da escola. Na página esquerda havia um lindo desenho de um milagre de Jesus e na página direita havia uma descrição da história daquele milagre, e então para mim Jesus se transformou num grande curador, naquele que faz grandes coisas.
E agora eu sei que nem esse é Jesus, Jesus não é simplesmente o curador, alguém faz coisas maravilhosas hoje. Mesmo no tempo dele quando as pessoas seguiam Jesus somente por causa das curas e milagres, Jesus fugia deles, Jesus se escondia.
Infelizmente as pessoas buscam hoje buscam os lugares somente para buscar a cura e ali não está Jesus. Jesus é muito mais do que simplesmente um curador, um milagreiro, aquele que faz grandes coisas.
Então é cheguei ao seminário. Quando eu li aquele livro foi escrito por um ateu questionando a existência histórica de Jesus, o meu ser chovem de seminarista começou a ferver.
Então eu comecei a ler livros para provar a real existência de Jesus. E agora sei que ele também não é o Jesus.
O Jesus não é simplesmente uma pessoa que simplesmente existiu há muito tempo atrás, Jesus é muito mais do que o Jesus histórico.
Então eu cheguei ao momento da minha teologia no Seminário. Então eu pude ver a Bíblia e todas as escrituras e fiquei fascinado com os lindos ensinamentos de Jesus.
Então, para mim, Jesus se tornou num grande professor, o maior professor do mundo.
Mais tarde eu pude perceber que aquele também não era Jesus.
Jesus não é simplesmente um grande professor como foi, por exemplo, o Mahatma Gandhi um grande homem do meu país. Jesus é muito mais do que o maior professor do mundo.
Muitos anos mais tarde, muitos anos mais tarde, eu tive uma experiência, quando Jesus não foi mais uma pessoa histórica, um professor ou realizador de milagres.
E Jesus se tornou para mim uma pessoa. Uma pessoa mais viva e mais real do que qualquer outra pessoa que eu conhecia, uma pessoa com quem eu podia ter um relacionamento.
Alguém que eu tinha certeza que quando eu estava falando ele estaria ouvindo e quando eu estava ouvindo eu sabia que ele ia falar. E esse era Jesus.

Jesus é Uma Pessoa que Quer Um Relacionamento Pessoal Conosco.
Jesus é uma pessoa que quer ter um relacionamento pessoal com cada um de nós e eu percebi isso quando eu vi novamente o primeiro capítulo do evangelho, quando começa o evangelho de São João.
Aquele é o Messias.
Um dia João Batista estava falando a dois de seus discípulos e aconteceu que Jesus estava passando perto e João Batista reconheceu aquela pessoa que estava passando como sendo o Salvador do mundo.
E João Batista se dirige aos seus discípulos e diz: “aquele é o Messias”.
E hoje mesmo Jesus ainda está passando perto de nós mesmos. Ou talvez nós não reconheçamos porque não estamos em alerta para perceber a sua passagem.
Talvez nós estejamos surdos quando alguém está nos indicando: “Jesus está ali”.
Mas aqueles dois discípulos ouviram João Batista dizer, viram que Jesus passava e o que eles fizeram? Imediatamente eles deixaram João Batista e começaram a seguir Jesus. A um certo momento Jesus se volta para ele se refaz a esta pergunta: “o que vocês querem?”

Esta noite o Senhor está fazendo a mesma pergunta a cada um de nós:
O que você quer?
O que você quer na vida?
O que você quer de Deus seu pai?
O que você realmente quer?

“Onde o Senhor Mora?”
Então o que aqueles discípulos dizem?
Ele fez uma pergunta estranha. Jesus fez a eles uma pergunta que os discípulos responderam fazendo outra pergunta, e a pergunta deles foi: "mestre, onde o senhor mora?"
Como quem diz: "não queremos nada de ti, nós não queremos uma cura ou um milagre, nós nem mesmo precisamos de um ensinamento seu. Nós queremos você, como pessoa. Só queremos estar com você. Só queremos passar tempo com você. Queremos visitar o lugar onde você mora”.
E perguntaram: “onde você mora?”

“Venha e Veja”
E qual foi a resposta de Jesus? Somente três palavras.
Jesus muitas vezes dá respostas curtas, mas muito importantes. Jesus disse: "venha e veja".
"Venha" significa que você está sendo convidado, Jesus nunca força ninguém. Todo o evangelho começa com o "Venha" de Jesus.
“Venha” e vou libertar você de seus fardos. “Venha” e farei de você pescador de homens. “Venha” e beba as águas vivas da minha fonte.
E Jesus começa o evangelho de São João com essa palavra: “venha e veja”.
E diz: "lá então você verá".
Na Bíblia o “ver” não significa simplesmente ver com os olhos, mas “ver” significa experimentar.
Você vai experimentar tudo aquilo que você sempre quis e nunca teve. Você vai ter uma satisfação em uma felicidade que você nunca teve. Vai ter uma paz que até hoje você nunca teve. Vai ter também uma força que nunca tem fim.
"Venha e veja".
Eu que é que os apóstolos fizeram? E aqueles dois discípulos seguiram Jesus, e o evangelho nos conta que passaram o resto do dia com Jesus.
Como a gente acha que sabe que aqueles dois discípulos passaram o dia com Jesus? Fazendo nada mais do que olhando e ouvindo. Experimentaram de Jesus como uma pessoa.
E depois dessa experiência o que esses dois discípulos fazem? Foram dizer a seus amigos e familiares que encontraram Jesus. Um deles era André e ele foi até seu irmão Pedro ele disse ao seu irmão: “nós encontramos aquele que nós estamos procurando. Encontramos Jesus, o Messias”. E também Pedro feio juntamente com André até Jesus. E este é o início do evangelho.

Quem é Jesus Para Você?
Hoje, meus queridos irmãos e irmãs, o Senhor está nos fazendo a mesma pergunta: "quem sou eu para você?"
Quando demos a resposta correta ele vai dizer a cada um de nós: "venha e veja".
Isso é o que eu percebi no grande livro de Jô. O livro de Jó é até mesmo um livro muito chato, 42 capítulos, sempre seus amigos falando e discutido sobre Deus, e Deus está ali ouvindo pacientemente, e nos últimos capítulos e então Deus começa a falar.
Então Deus fala a Jó: “vocês têm discutido tanto sobre mim, mas você me conhece. Se você me conhece, então diga como eu fiz o sol, como eu fiz as estrelas”
E Deus, naqueles três capítulos, continua fazendo perguntas e perguntas para Jó.
E, finalmente, no último capítulo, no capítulo 42, Jó diz a Deus: "Chega, chega. agora eu percebi o quanto eu fui estúpido. Eu pensei que sabia tudo de você,  pensei que era um especialista em Deus. Mas agora eu percebo que-eu só ouvi falar de você com os meus ouvidos, e o meu conhecimento sobre você era apenas vindo de terceira parte, de fontes terceiras.
Minha fonte de conhecimento seu era de literatura, lendo livros, e depois então Jó vai dizer: “agora eu o vi com meus próprios olhos, agora eu o conheço”.
É como termina o livro de Jó.
É para nos lembrar que o nosso conhecimento de Jesus é que muda a nossa vida. Mas na verdade a gente só conhece Jesus mão, mas não “conhecemos” Jesus.
Foi por isso que foi somente quando Paulo viu Jesus em Damasco.
E Jesus diz ele “por que você está me perseguindo?”
E Paulo faz a pergunta: “quem é você?”
- Eu sou Jesus, aquele que você persegue.
Então Paulo soube que aquele era Jesus.
Portanto São Paulo diz que cristão é aquele que se encontrou com Jesus de uma forma pessoal.
Quando eu fui a Roma na I Conferência Internacional da Renovação Carismática, o cardeal Suenens, um grande cardeal de Roma - ele era o responsável pela renovação carismática - fez a mim somente uma pergunta e eu já imaginou que vocês possam imaginar qual foi essa pergunta, ele me perguntou: “quando é que você se encontrou com Jesus?”
E eu sabia o que ele queria dizer. Ele queria saber quando é que eu tive uma experiência tão pessoal com Jesus que a minha vida mudou.
Então, para São Paulo, quem é o cristão? A definição de cristão é seguinte: “aquele que diz: Jesus é o meu Senhor”.
Não “Jesus é meu Senhor” de forma genérica, mas “Jesus é o meu Senhor”.

Os Centros da Vida de Cada Um: Qual o Seu?
Na vida de cada pessoa tem algo que é o centro de sua vida, algo que deixa todo o restante em segundo plano. É algo que domina o centro da sua vida.
Para algumas pessoas o centro da sua vida pode ser algo muito, muito mau.
Pode ser, por exemplo:
O álcool. Se você conhece um alcoólatra você sabe o que eu estou dizendo. Para o alcoólatra nada tem mais valor do que o álcool.
As drogas. O viciado em drogas, a droga é a única coisa que importa para ele. Para um terrorista, para uma perversão sexual, é quando essa a algo terrível é o centro da vida dele.
E existe um segundo tipo de pessoa, a pessoa para quem algo bom é o centro de sua vida. Não o melhor, mas algo bom.
Pode ser um hobby como a música, ou pode ser o seu trabalho aquilo que o satisfaz, ou pode ser a sua família vêm logo pode ser até mesmo a religião, pode ser até mesmo a Renovação Carismática, pode ser até mesmo a Canção Nova.
É uma boa pessoa. Mas, não é a melhor coisa aquele que pode ser o centro da sua vida.
E aí você tem o terceiro tipo de pessoa, para quem Jesus e somente Jesus é o centro de sua vida. E esse é o real cristão, um real católico, quando a pessoa diz: “Jesus e somente Jesus é o meu Senhor”.
Por que é que milhões de cristãos foram martirizados? O império romano era muito liberal. Qualquer um poderia praticar qualquer religião.
Então, por que é que os cristãos foram tão martirizados?
Os cristãos foram dizer ao imperador, e tinham que dizer aos governadores das províncias romanas: “nós amamos o imperador, servimos ao imperador, mas ele não é o nosso Senhor. Somente Jesus é o nosso Senhor”.
E o imperador se perguntava: “como é que podem chamar àquele que foi morto e crucificado como seu Senhor, e não a mim, o homem mais poderoso na face da terra?”
E as pessoas se dizendo aos cristãos: “não se preocupem, coloquem um incenso na frente da imagem do imperador e salvem as suas vidas”.
Mas os cristãos não faziam e centenas, não só centenas, mas centenas de milhares de pessoas morreram porque declararam que Jesus, e somente Jesus, era o centro de suas vidas.
E quando nós dizemos “Jesus, somente Jesus”, queremos dizer Jesus como homem e Jesus como a sua mensagem.

Quem é o Senhor da Nossa Vida?
E ao começarmos o nosso encontro, precisamos perceber que o que faz diferença na nossa vida é perceber quem é o Senhor da nossa vida.
É alguém mau ou ruim? Ou talvez alguém bom mas não o melhor? Ou somente Jesus, filho de Deus, Salvador do mundo? O único que disse: “eu vou lhes dar uma paz que ninguém pode lhes dar? O único que disse: todos os outros vieram para destruir, somente eu vim para lhes dar vida, e vida em plenitude? Vida em abundância? Amém.


2008
  1. Jesus é o Centro de Nossa Vida? - 26/09/2008 - 21h00 <== você está aqui.
  2. O Segredo da Cura Total das Famílias - 27/09/2008 - 09h00
  3. Matrimônio Reflexo do Amor de Cristo - 27/09/2008 - 11h15
  4. Deus Cura os Casais e as Famílias - 27/09/2008 - 14h15
  5. Resgatar os Jovens e as Crianças - 27/09/2008 - 16h30
  6. O Jovem e Sua Cura Emocional - 28/09/2008 - 09h00
  7. Temos um só Inimigo  - 28/09/2008 - 11h15
  8. Maria Presença que Liberta   - 28/09/2008 - 15h20

Nenhum comentário: