061 Jovens em Busca da Felicidade

Jovens em Busca da Felicidade

Por Padre Rufus Pereira
22/09/2007 - 14h00
Vocês viram aquela placa ali, escrito: "Rufus, I need your help"? “Rufus, preciso de sua ajuda”. É melhor você trocar a placa e colocar assim: "Jesus, eu preciso da sua ajuda". (aplausos.)

O Jovem Rico que Quis Seguir a Jesus.
Uma outra história muito bonita na bíblia é como Jesus lidá, não apenas com as crianças, mas também com os jovens. E uma história bem notável nos fala de como um dia um jovem veio até Jesus.
Ele era jovem, muito rico e era da alta sociedade. E aí veio até Jesus, que era um homem comum, filho de um carpinteiro, que não vinha da capital, Judéia, que era uma cidade mais próspera, mas sim da província do norte da Galiléia, que era muito pobre.
Então por que é que ele havia vindo até Jesus? Essa pergunta nos diz porque é que ele veio.
Ele perguntou para Jesus: “mestre, o que é que eu devo fazer para obter a vida eterna?”
Sabemos que vida eterna significa tudo aquilo que o homem quer ter. Significa a felicidade, significa a paz.
E portanto ele perguntou a Jesus: “Jesus o que é que eu devo fazer para ganhar a vida eterna?”
Centenas de jovens vêm todos os meses da Europa para a Índia.
E se você pudesse perguntar a todos eles: “por que estão deixando o seu país, num continente tão próspero, para uma terra de tantos miseráveis e tantos desconfortos?”
Eles darão para vocês a mesma resposta: “viemos aqui em busca da paz e da felicidade. Viemos aqui para podermos ter uma nova vida, viemos aqui em busca da paz”.
E eles perguntarão: “diga-nos aonde nós devemos ir. Gostaríamos de ir a uma casa de retiros dos hindus aqui na Índia, dos indianos”.
Eles vêm para poder experimentar Deus.
Eles vão perguntar: “diga-nos, a que gurus nós devemos procurar?”
Guru é um termo que significa “professor religioso”, alguém que poderá levar as pessoas para Deus.
E era exatamente isso que aquele jovem rico rapaz estava perguntando para Jesus.
E o que Jesus fala?
Bem, vocês conhecem bem a resposta, vocês seguem muito bem a religião de vocês, obedecem aos mandamentos, acreditam na doutrina católica.
Então, o que é que respondeu aquele jovem? "Eu já fiz tudo isso, desde que eu me lembro na minha vida. Tentei ser bastante religioso, tentei obedecer aos mandamentos, acredito em toda a doutrina da religião que sigo, e ainda assim sou infeliz”.
Isso é a mesma coisa que muitas pessoas dizem nos dias de hoje: “Eu tentei tudo, e ainda assim eu não sou feliz. Eu ainda não tenho paz no meu coração”.
E como tinha demandado daquele jovem rico rapaz tanta coragem para falar isso tudo para Jesus, que apesar de todo seu esforço para ser bom e religioso, ele ainda assim era infeliz.
Portanto, por causa disso, Jesus amou a esse rapaz. Isso é o que diz a palavra, Jesus o amou. Por que é que Jesus o amou? Por causa da humildade em dizer  “apesar de tudo que eu busquei, eu ainda preciso de Deus na minha vida. Eu ainda não consigo ser feliz e encontrar a paz no meu coração”.
E ainda hoje, essa é a melhor atitude para ser tomada. Deus ama um coração humilde.
O Homem Rico e Lázaro.
Diferentemente daquele homem rico do evangelho, que apesar disso tudo, desprezava Lázaro, porque achava que Lázaro não era uma boa pessoa. Lázaro não era religioso e por isso ele tinha lepra. E aquele homem rico achava que ele estava próximo de Deus, daí porque Deus teria concedido a riqueza que ele tinha. E vocês sabem o que a palavra diz, aquele homem rico, foi para o inferno. E Lázaro, o homem pobre, foi para o céu.
Portanto, Jesus olhou para humildade daquele jovem rico que disse: "apesar da minha juventude, apesar da minha riqueza, apesar do meu status na sociedade, eu ainda sou um fracassado. Eu ainda sou um nada. Eu ainda sou muito infeliz. E, por causa disso, Jesus o amou, como Jesus amava a todas as pessoas, que tinham a mesma atitude.
Nós encontramos pessoas como esse jovem rico que normalmente dizem: "padre, apesar de ter uma casa muito bonita, eu tenho carros, eu tenho grandes negócios, eu tenho tudo que o mundo pode oferecer. Ainda assim, eu sou muito infeliz”. E para essas pessoas Jesus dirá a mesma resposta que Jesus disse a aquele jovem rico da bíblia.
E Jesus falou para aquele jovem rico: "você tentou tudo, mas ainda assim, fracassou. Mas há apenas uma coisa que você precisa fazer".
E aí Jesus disse a ele o que ele deveria ser feito. Uma coisa que tinha três passos. A mesma coisa que São Pedro diria às pessoas, ao seu povo, no domingo de Pentecostes. A mesma coisa que a Renovação Carismática está proclamando para o mundo inteiro.
A Essência do Cristianismo.
Essas três coisas constituem a essência do Cristianismo.
Primeiro: Seguir Jesus.
Qual era a primeira coisa que Jesus disse para esse jovem rico? “Venda tudo o que você tem e siga-me”.
E agora, por que é que Jesus falou isso?
As pessoas freqüentemente dizem: "ah, Jesus falava isso para todo mundo". Não é bem assim, o que Jesus estava dizendo é que há algumas coisas na sua vida que acabam sendo mais importantes do que Deus, ele próprio. Alguma coisa que está tomando o lugar de Deus na sua vida. E, no caso daquele rapaz, era a sua ligação com as riquezas.
Mas, no seu caso e no meu caso, pode ser alguma outra coisa, pode ser até um hobby pelo qual você tem uma paixão muito grande. Pode ser até um amigo, que é mais importante para você do que a sua própria família. Pode ser até o seu próprio trabalho, que é mais importante para você do que ficar em casa. Pode ser até religião, no sentido errado da palavra.
Mas há na vida de cada um alguma coisa que está nos bloqueando de chegarmos para perto de Deus.
Alguma coisa que está se tornando o centro de nossas vidas.
Portanto Jesus falou para aquele homem rico: “primeiro, livre-se disso. Porque isso se constitui no seu obstáculo para uma vida feliz que em paz”.
A bíblia dá a isso a palavra pecado.
E pecado significa que “uma criatura é mais importante para você do que o Criador”.
É isso que Jesus falou bem no início do seu ministério, clamando que aqueles que os seguiam deveriam se arrepender. É isso que é dito para o povo no dia de Pentecostes, “Arrependam-se e livrem-se de seus pecados, todos vocês”.
Isso foi então a primeira coisa que Jesus falou para aquele jovem rico. Ele não disse que ele estava tendo uma vida ruim ou má vida, mas talvez ele não tivesse um bom sistema de valores. Criaturas estavam tomando o lugar do Criador na vida daquele jovem.
É isso que Santo Agostinho diria: "oh, Deus, tão tarde conheci você. Tão tarde concluí o quão maravilhoso tu és, Senhor. Porque me voltei para criaturas que se tornaram mais importantes do que o Senhor, Deus Todo-Poderoso”.
Esse é o primeiro passo para experimentar uma nova vida, uma nova paz nos nossos corações,  entregando para Deus esses obstáculos que nos impedem de aproximarmos dele.
E aí, a segunda coisa. O que é que Jesus fala também para aquele jovem rico? "Aí então venha e siga-me".
Lembram-se o que Jesus fala no evangelho de São Marcos? "qualquer um que venha me seguir primeiro deve se negar. Diga “não” para os valores errados do mundo. E diga “sim” para a cruz. E diga “sim” para a palavra de Deus. E diga “sim” para Jesus.
Portanto, a segunda coisa que Jesus falou para aquele jovem rico foi: "então, siga-me".
Isso foi a segunda coisa que São Pedro disse para o povo no dia de Pentecostes: “e então sejam batizados no nome da pessoa de Jesus, façam com que Jesus seja o centro da sua vida”.
Há duas maneiras de se ir para um lugar:
Um é ficar perguntando por direções e alguém poderá dizer para vocês: "bem, vá para a sua esquerda e depois de algum tempo vive para a direita" e assim por diante.
Mas a melhor forma é uma pessoa te dizer o seguinte: "eu estou indo por este caminho, venha comigo. Eu vou junto com você". Todas as pessoas que vieram para Jesus buscando a felicidade, buscando a paz, buscando uma nova vida, Jesus não disse: "olha, você tem que acreditar nessas doutrinas aqui, tem que obedecer a esses mandamentos". O que é que Jesus na verdade fala? "Siga-me".
O Cristianismo não é apenas uma questão de se ficar observando a mandamentos, não é apenas acreditar em doutrinas, é seguir uma pessoa. Uma pessoa que é revelação de Deus, sabedoria do amor. Uma pessoa que é Deus-conosco. Portanto, Cristianismo é seguir Jesus e. acima de tudo, fazer de Jesus o centro da minha vida.
E o centro da vida de cada um de nós, há alguma coisa que é a coisa mais importante na vida dessa pessoa. Para alguns pode ser uma coisa errada como o alcoolismo, ou drogas, ou o que quer que seja. E aí nós dizemos que essa é uma pessoa muito ruim, muito má.
Para outros pode ser que o centro da sua vida seja algo bom, mas não o melhor. Pode ser até a família, pode ser o seu emprego, pode até mesmo ser mesmo a religião. Mas não é a melhor coisa, que é o centro da vida desta pessoa. A pessoa é boa, mas a pessoa não é perfeita como Jesus quer que nós sejamos perfeitos.
E aí nós temos um terceiro tipo de pessoa, para quem, o centro da sua vida é Jesus, tudo o mais está abaixo disso.
Segundo Passo: Fazer de Jesus o Centro da Nossa Vida.
E aí, o que é que Jesus falou para aquele jovem rico? O que é que Pedro diz ao povo no dia de Pentecostes? Que o segundo passo para alcançar a felicidade e uma nova vida é fazer de Jesus o Senhor e o centro de nossas vidas, negando-nos, mas assumindo a nossa cruz. O que significa, seguir os valores de Jesus. Aí então estaremos seguindo a ele.
E aí qual era a terceira coisa que Jesus falou para aquele jovem rico? Bem, na verdade  ele não disse nada mais para aquele jovem rico depois disso. Porque os dois primeiros passos eram tão difíceis que aquele jovem rico foi-se embora triste. E Jesus também ficou ainda mais triste.
Terceiro Passo: Pedir e Receber o Espírito Santo.
E é isso que São Pedro disse para o povo no dia de Pentecostes, no domingo. Ele disse que a terceira coisa a ser feita era pedir e receber o Espírito Santo.
É isso que Jesus falou para Nicodemos.
Nicodemos veio até Jesus durante a noite porque ele tinha medo do que as pessoas iriam dizer se ele encontrasse Jesus durante o dia. E aí o que é que Nicodemos disse a Jesus? “Como pode, Jesus, você tendo sido só um carpinteiro, ser capaz de falar do jeito que você fala? E você é capaz de fazer coisas que ninguém mais pode fazer. Há alguma coisa especial com você? Conte para nós o seu segredo”.
E aí Jesus falou: "porque eu estou fazendo as coisas com poder que vem do alto, do Espírito Santo, e não aqui de baixo. Não como os homens que fazem planos de tecnologias, técnicas".
E aí ele disse para Nicodemos: "esse é o problema com você. Vocês estão tentando trabalhar pelo Reino de Deus através de meios humanos. Estão até tentando entrar no céu com as técnicas humanas. E isso não vai levar vocês a lugar nenhum. Vocês têm que começar a viver a vida de vocês toda de novo”.
E, dessa maneira, Jesus colocou a cruz, apresentou a cruz, dizendo a Nicodemos: "você tem que nascer novamente. Você tem que começar a viver a sua vida toda de novo. Porque a maneira com a qual você tem vivido é a maneira errada. Ainda que você seja um teólogo, ou mesmo um grande líder".
E aí Nicodemos ficou se perguntando: "como alguém pode nascer de novo?"
E aí Jesus explicou: "não estou falando de um nascimento natural, eu estou falando de um nascimento sobrenatural. Você tem que nascer novamente pelo Espírito Santo. Somente então você terá uma nova vida, uma nova paz, uma nova alegria, uma nova felicidade, uma nova vida".
E foi isso também que São Pedro falou para o povo no dia de Pentecostes. “Vocês têm que pedir e receber o Espírito Santo”.
Como é que o resumo de todas essas três coisas que São Pedro falou no domingo de Pentecostes?
Como podemos resumir todas essas três coisas que Jesus falou para o jovem rico e para Nicodemos?
Através do resumo que Jesus próprio fez, na sua conversa que ele teve na Sexta-feira Santa, evangelho de São João capítulo 14, quando os discípulos perguntaram a Jesus “como a ir para Deus pai?”
Eu sou o caminho, a verdade e a vida.
Jesus fala no versículo 12: "eu sou a verdade, eu sou caminho, eu sou a vida".
E essa foi, de certa maneira, a melhor coisa que Jesus falou a respeito dele mesmo.
Jesus disse: "eu sou a verdade", o início da nossa viagem. E Jesus se torna a verdade quando nós lemos a bíblia e baseamos toda a nossa vida na própria bíblia.
E, em segundo lugar, Jesus disse: "eu sou o caminho”. A viagem, ela própria! Ninguém pode chegar ao pai e a não ser através de mim”. E Jesus se torna o nosso caminho quando o tornamos o centro de nossas vidas e o senhor de nossas vidas.
E em terceiro lugar Jesus diz: "eu sou a própria vida". Ele não disse: "eu vou dar a vida a vocês", ele diz: "eu sou a vida". E Jesus torna-se a nossa vida quando nós recebemos Espírito Santo, o espírito de Jesus.
Esse é o terceiro passo, o final de nossa jornada, quando Jesus fala "eu sou a vida e a ressurreição".
E essa é a mensagem que eu quero dar a vocês nesta tarde. E, para ilustrar isso, eu vou contar a vocês uma história, desta vez lá na Malásia.

Caso: o Jovem do Grupo de Oração da Malásia.
Muitos anos atrás, eu fui para o leste da Malásia, para a diocese com nome de Sabá, e para a capital, Kuala Lumpur. Eu fui lá na busca de encontrar um grupo de oração, porque haviam me dito que aquele era o melhor o grupo de oração naquela parte da Ásia. Aí então eu fui até a catedral, perguntei a algumas direções da catedral e aí eu fiquei sabendo que o grupo de oração se reunia exatamente lá, naquele local. E aí me disseram "costumavam se reunir aqui, mas pararam de se reunir aqui". O conselho que me deram é "vai, e procure o líder. procure o coordenador desse grupo de oração para ver onde eles estão se reunindo."
Aí me deram o endereço do líder, do coordenador do grupo, e aí eu fui lá na casa daquele coordenador do grupo de oração.
O nome dele era Daniel e aí perguntei a ele: "aonde estão se reunindo aquele grupo de oração?" 
Aí ele disse: "o grupo de oração é aqui, na minha casa. Dentro da minha casa."
E aí eu perguntei: "na sua casa?"
Ele disse: "sim. era muito grande o grupo de oração, mas houve problemas, muitos saíram. E agora somos uns poucos, somos apenas um núcleo, tem apenas seis de nós. Exatamente os líderes. E nós vamos nos encontrar, nós vamos ter a nossa reunião hoje, para exatamente fechar e encerrar este grupo de oração."
Vocês podem imaginar como eu me senti? Eu vim toda aquela distância para encontrar o maior grupo de oração da Malásia, e ao invés disso estava indo para lá para assistir à reunião de fechamento daquele grupo de oração.
Havia dois casais, dois homens e duas mulheres. Eles começaram a me contar os problemas.
Como sempre havia aquelas intrigas internas dentro do grupo. E aí eu fiquei ouvindo tudo aquilo.
E aí eu disse para eles: "vocês devem ser o grupo de oração mais desesperado de todo o mundo”.
Até hoje eles não se esquecem daquilo que eu disse para eles. Isso aconteceu em 1998.
E eu disse: "vocês têm que começar tudo de novo".
E eles disseram: "sim".
Eu os convidei para ficarem comigo a noite inteira em oração e eles disseram "sim" e assim passamos a noite inteira em oração, levando-os ao arrependimento, fazendo com que eles perdoassem uns aos outros mutuamente, pedindo que eles renunciassem às práticas ocultas que eles tinham se envolvido.
E aí depois então pedimos que Jesus viesse para a vida deles.
E pedimos finalmente que Jesus, através de Espírito Santo, mandasse o seu Espírito Santo para encher a vida deles.
E aí eu deixei aquele local.
Algum tempo depois, eu ouvi que aquele grupo de seis pessoas haviam decidido começar aquele grupo de oração todo, novamente. Eles se encontravam toda a semana para uma reunião.
E decidiram ir para cada uma das paróquias daquela diocese.
Eu fiquei sabendo que eles formaram então um grupo e aí foram visitar a cada uma das paróquias daquela diocese, dando o seminário de vida no Espírito.
Toda a paróquia acabou se renovando, toda a diocese acabou se renovando numa nova diocese. Houve grandes graças de cura e libertação.
Posteriormente o bispo acabou dando para a Renovação Carismática um colégio para que eles pudessem dirigir da maneira carismática.
Anos mais tarde eu estava na Suíça para uma grande conferência européia, chamada de “Europa para Jesus”. Havia palestrantes da Europa, mas havia um palestrante lá da Malásia. E aí eu reconheci a voz daquele palestrante e aí eu reconheci a sua face, o seu rosto. E aí eu percebi que se tratava daquele jovem que era o coordenador daquele grupo de oração que quase fechou e estava ali, como palestrante de uma conferência na Europa. (aplausos.)
Depois de dois anos houve um congresso internacional lá em Roma. E aí, quem era um dos palestrantes? O mesmo jovem, o nome dele é Joseph. O sobrenome dele é um sobrenome chinês, chamado Chi. Joseph Chi.
Quando olhei para ele, eu lembro do dia que encontrei com eles e ele era um jovem entre aqueles seis, quase fechando grupo de oração por desespero. Ele tinha feito o primeiro retiro dele comigo quando ele tinha 17 anos de idade. Vocês podem imaginar como eu estava alegre com aquilo?
Anos mais tarde, eu fiquei sabendo que ele foi eleito para a Conferência Internacional da Renovação Carismática, representando o leste da Ásia.
E, finalmente, ele me convidou para novamente visitar o leste da Malásia.
E aí, quando eu fui lá, lembrei-me novamente do dia que os encontrei e eles eram apenas seis, quase fechando o grupo de oração.
E aí, quando foi novamente para o grupo de oração, era um enorme grupo de oração, com grandes ministérios.
Eu encontrei com o bispo da diocese que disse para mim: "eu dependo da Renovação Carismática para renovação da minha diocese."
E ele disse para mim: "eu quero que ele celebre, uma vez por mês, uma missa carismática na noite de domingo, do mês de junho para frente".
Mas o melhor veio para mim em setembro: “porque nós queremos que você celebre a primeira missa carismática da diocese, porque você foi aquele que nos fez passar a noite oração e reviver e fazer renascer aquele grupo de oração”.
Desta vez, quando eu encontrei, ele não era mais um jovem, ele era casado, com quatro crianças pequenas. E aí ele me disse: "eu sei que houve um tempo na minha vida que eu tenha talvez até me prostituído, mas eu estou preparado a dar a minha vida para Jesus. E estou preparando os meus filhos para tomar o meu lugar".

Conclusão.
Este ano, em novembro, entre 23 a 25, eu estarei indo lá novamente, para celebrar a vitória deles dentro da Renovação Carismática.
Eu me lembro do dia, quando eu vi aquele jovem sem nenhuma esperança, todo quebrado, todo destruído, sabendo que naquele momento ele estaria deixando a Renovação Carismática.
E agora era um dos maiores líderes carismáticos do mundo, sendo inclusive um membro do Conselho Internacional da Renovação Carismática, tendo inteira confiança do seu bispo para conduzir o trabalho da Renovação Carismática na sua diocese.
Aquilo que Jesus falou para o jovem rico, ele está dizendo a cada um de vocês, que não há limite para aquele que Deus pode fazer na sua vida, se, assim como Joseph Chi, o chinês, você reconhecer Jesus como o único líder religioso do mundo, que disse: "eu sou a única verdade, eu sou o único caminho, eu sou a única vida". Amém.


2007 (2a. temporada)

  1. Alegria Cristã - 21/09/2007 - 20h00
  2. Jesus Acolhe as Criancinhas - 22/09/2007 - 09h00
  3. Jesus Cura as Crianças - 22/09/2007 - 11h15
  4. Jovens em Busca da Felicidade - 22/09/2007 - 14h00 <== você está aqui.
  5. Jejum e Oração - 22/09/2007 - 16h30
  6. Cura e Libertação da Árvore Familiar - 23/09/2007 - 09h00
  7. Libertação de Casais e Alcoolismo - 23/09/2007 - 11h15
  8. Como se Tornar um Evangelizador - 23/09/2007 - 15h00

Nenhum comentário: