Glossário

Última Atualização: 22 jun 2012

Nota inicial: à medida que foram aparecendo dúvidas sendo esclarecidas, fomos registrando nossa interpretação abaixo, mas a interpretação pode ser imperfeita. Houve contextualização de acordo com as palestras transcritas do Pe. Rufus Pereira, tornando-as mais esclarecedoras. Mas alerto mais uma vez que também existe neste glossário interpretação pessoal. Este glossário está em constante mudança, de acordo como vamos progredindo nas transcrições das palestras do Padre Rufus.

Aba - Pai: em aramaico

Abba - diminutivo de Aba, quer dizer paizinho

Aborto - a interrupção de uma concepção (união do óvulo e do espermatozóide, a vida se inicia na primeira divisão do óvulo fecundado), em qualquer fase da gestação, é considerado aborto pela Igreja. O aborto interrompe e corrompe o plano de Deus e apaga uma centelha de vida que é graça divina. Ocorre em função do livre-arbítrio dado a cada pessoa. A cada concepção e para cada nascimento há júbilo no Céu, os anjos festejam. Para cada aborto há júbilo no Inferno e os demônios festejam. O aborto influencia gerações futuras de maneira forte. 

Aramaico - língua materna de Jesus

Arrependimento - é reconhecer o nosso erro e se reconciliar com outras pessoas e com Deus. Deus nos ama e nos quer de volta para convivermos com Ele. Mas, se erramos e se nos recusamos a voltar para casa, Deus nada pode fazer, ele respeita nosso livre-arbítrio. Esse é o primeiro passo para a cura interior.

Árvore familiar - ou árvore genealógica. Trata-se de nossos antepassados, dos quais somos frutos. Dos frutos se conhece a árvore. Atos cometidos pelos nossos antepassados, seus ensinamentos, jeitos e trejeitos, transmitem-se de geração a geração. É comum ouvirmos "é a cara do avô", "tem o mesmo gênio do tio", "tal pai tal filho". Há desvios na árvore familiar, conhecido como "ovelhas negras", que também influenciam o destino dos descendentes. Alguns demônios se infiltram e se apegam a famílias, onde se gera uma maldição familiar. 

Ataques do inimigo - são os ataques de satanás contra todos os homens e mulheres. Os ataques ocorrem no âmbito material (que afetam nossa sobrevivência material) e no âmbito espiritual (que afetam nossa vida espiritual). Fontes de ataque identificadas: comida, bebida, meios de comunicação (televisão, rádio, música, shows, novelas, e-mails, cartas, chamadas telefônicas mudas) e objetos (presentes de casamento, roupas, mimos, objetos de cunho religioso como terços e imagens), nosso intelecto (através da nossa soberba, pensamos que ao avançar nos estudos somos conhecedores de várias coisas, inclusive da verdade, frequentando falsas religiões e lendo e aprendendo de livros), nossa vontade (basicamente tentações), nossos bens materiais (roubo, acidentes), nossa saúde (doenças que a medicina não consegue explicar) e nosso matrimônio (satanás gosta desse campo em particular porque destrói o projeto de Deus, que é a instituição da Sagrada Família - Jesus, filho de Maria e adotado por José). Um filho precisa da mãe, uma filha precisa do pai. A forma de combater é sempre se munir de orações, adoração ao Senhor, estudar a verdade bíblica e amar intensamente ao próximo e a si mesmo. Participar de missas e louvar o Senhor. Confessar-se. Fazer o bem.

Bíblia - conjunto de 73 livros dividido em Antigo Testamento e Novo Testamento (ou Evangelho). Link para a Bíblia Católica edição Ave Maria.

Boa Nova - ver Evangelho.

Causa-raiz - é identificar, através de um cuidadoso diagnóstico das feridas emocionais, a origem profunda daquela ferida emocional. Coisas do tipo "meu pai não me ama", "minha mãe tentou me abortar", "minha mãe não gosta de mim", "sou o mais burro dos filhos"... A causa-raiz pode ser pessoal ou vir de outras pessoas. Ela é pessoal quando tem por origem a consequência dos atos da pessoa (orgulho, índole, vaidade e outras características que causam reações positivas ou negativas no meio em que vive) ou atos externos quando é consequência dos atos de outras pessoas (maldições, sentimentos de inveja, trabalhos espirituais).

Céu - ver Paraíso. Concepção no sentido espiritual.

Culpa - v. Feridas Emocionais.

Cura interior - é o processo de cura espiritual (reconciliação com Deus), emocional (nossas feridas emocionais) e, por conseqüência, física. Para a cura interior ocorrer é necessário remover os bloqueios à cura interior. A cura interior leva à libertação das forças malignas. A cura interior precede a libertação. 

Demônios - seres puramente espirituais, inicialmente anjos, aliaram-se a Lúcifer, conspiraram contra Deus (ver Satanás) e foram expulsos do Céu. O Inferno é seu reino, para onde aliciam almas que serão atormentadas após a morte. São numerosos e atuam no mundo inteiro, através de tentações, opressões e possessões. Podem também infestar determinados locais onde houve por longo tempo o uso de rituais e adoração a demônios (ver práticas ocultas). 

Deus - também conhecido por Deus Trino, é formado de três Pessoas que são uma Pessoa só: Pai, Filho e Espírito Santo.

Deus Trino - também conhecido por Deus, é formado de três Pessoas que são uma Pessoa só: Pai, Filho e Espírito Santo.

Espírito Santo - uma das três pessoas de Deus. (ver Deus Trino.) Jesus morreu na cruz na sexta-feira Santa. Ressuscitou no domingo (Páscoa) mas não subiu imediatamente ao Céu. Durante cerca de 40 dias ficou ensinando apóstolos e discípulos. Numa das aparições (domingo de Pentecostes) ele soprou o Espírito Santo nos seus apóstolos e ordenou que eles pregassem a sua palavra pelo mundo inteiro. Jesus iria subir ao Céu, de volta à casa do Pai, mas os apóstolos, cheios do Espírito Santo, receberam nos corações o amor pelo próximo e pregariam e espalhariam o Evangelho pelo mundo inteiro.

Evangelho - também conhecido como Boa Nova, é a narrativa, compilação e descrição da vida, morte, ressurreição e do ministério de Jesus Cristo. São quatro os Evangelhos aprovados pela Igreja que consistem nos 4 pontos cardeais: o norte, sul, leste e oeste, para vivenciarmos e vivificarmos a obra de Cristo.

Evangelho de São João - um dos 4 Evangelhos. São João era o apóstolo que Jesus mais amava. Na última ceia, São João repousou a sua cabeça no colo (ombro) do Senhor.

Evangelho de São Lucas - um dos 4 Evangelhos. São Lucas era médico e discípulo de São Paulo, que teve o cuidado de registrar em detalhes, compilando o que ouviu, entrevistando e registrando os ensinamentos e a trajetória de Jesus.

Evangelho de São Marcos - um dos 4 Evangelhos. São Marcos era discípulo de São Pedro, o primeiro papa da Igreja e registrou o que ouviu de São Pedro, um dos doze apóstolos.

Evangelho de São Mateus - um dos 4 Evangelhos. São Mateus foi um dos doze apóstolos, portanto é um relato de primeira mão, assim como São João. Mateus era cobrador de impostos e funcionário do Império Romano, o que causou estranheza aos demais apóstolos quando Jesus o convidou.
Mateus era cobrador de impostos de nome Levi (Lucas, 5:27). 

Eterno - é o que não tem começo nem fim. Diferente de imortal, que tem início mas não tem fim. Deus é eterno, nossa alma é imortal.

Ferida - pode ser tanto de feridas espirituais quanto emocionais.

Ferida emocional - são quatro as feridas emocionais, os sentimentos de: rejeição, inferioridade, culpa e medos. A rejeição é combatida pela certeza de que Deus nos ama e estamos sempre em Seu coração e mente. A inferioridade é combatida pela certeza de que somos feitos à imagem e semelhança de Deus. A culpa é combatida pela certeza de que fomos perdoados por Deus, e que Ele esqueceu todos os nossos pecados. O medo é combatido pela confiança que depositamos na sabedoria infinita do Senhor. É necessário descobrir a causa-raiz dos ferimentos emocionais.

Ferida espiritual - quando não se está em conformidade com a vontade divina. E necessário reconhecer, arrepender-se e não retornar a pecar. É voltar para perto de Deus.

Filho - uma das Pessoas do Deus Trino. Jesus é o filho único de Deus que foi enviado para redimir a humanidade do Pecado Original e vencer satanás. O Filho é o caminho, a verdade e a vida (o início, a jornada e o final da jornada).

Hábitos compulsivos de pecado - alcoolismo, drogas, pornografia, fumo, jogo, adultério, prostituição. Sabe-se que está errado mas continua a pessoa a cometer os mesmos erros. Pode haver influência também da árvore familiar.

Igreja - ou Igreja Católica, é o representante de Cristo para o mundo, é o corpo de Cristo. É liderado pelo Papa, os seus auxiliares, Padres e fiéis. Compreende toda a comunidade unida pela fé.

Igreja Católica - ver Igreja.

Imortal / imortalidade - é característica de nossa alma, ter sido criado e não ter fim. Eterno é diferente de imortal (ver Eterno). 

Inimigo - ver Satanás.

Inferno - reino de Satanás, que atormenta almas com dores maiores que o fogo. Existem muitos relatos de pessoas que viram o inferno e voltaram. Descrevem alguns como local de tortura, dor, gritos e desespero. Há descrições de que se trata de local com indizível sofrimento espiritual e moral.

Inveja - v. Feridas Emocionais.

Libertação - ocorre a libertação da influência das forças do mal quando ocorre a cura interior. Para manter a libertação é necessário estar atento e orar, se confessar e ir às missas, mantendo e renovando o contato com Deus e recebendo os benefícios Dele.

Livre-arbítrio - o tremendo e maior presente de Deus. Ele nos criou e nos deixa livres para fazermos o que quisermos, de acordo com a nossa consciência. Somos livres tanto para o bem como para o mal.

Maldição familiar - ver árvore familiar.

Medo - v. feridas emocionais.

Missa - a maior oração de cura e libertação. Divide-se em duas partes, a adoração e a eucaristia. Na adoração nós agradecemos pela vida, reconhecemos nossos pecados, pedimos pelos nossos entes que faleceram e nos consagramos a Deus. Na segunda parte, recebemos o corpo e o precioso sangue de Jesus que foi derramado em nosso favor, no favor de quem quer ser salvo.

Pai - uma das Pessoas do Deus Trino. Também conhecido por Javé. Jesus quer dizer "o filho de Javé". O Deus que se fez carne, que encarnou e redimiu, através do sangue de seu filho Jesus, a humanidade do Pecado Original. Ver também Aba e Abba.

Paraíso - local de beleza, paz e harmonia indescritível, para onde as almas vão após a morte. Um local reservado aos bons de coração, que conseguiram compreender e praticar o amor de Deus enquanto vivas.

Pecado - erros que cometemos quando violamos a vontade de Deus. Deus quer que sejamos perfeitos, que busquemos a perfeição, porque nos criou à Sua imagem e semelhança. Ele deseja de maneira muito especial o nosso sucesso nessa jornada. O pecado é sempre pessoal mas as consequências do pecado afetam as pessoas ao redor (ver também causa-raiz).

Pecado Original - simbolizado pela maçã, o fruto proibido, Eva caiu na tentação de comê-la mesmo sendo proibido por Deus, logo seguido por Adão. Dessa desobediência, desse pecado original, a humanidade sofre até os dias de hoje. Satanás (o inimigo, o maligno, o mentiroso, o assassino) tentou Eva a comer a maçã (representando a mentira, a vaidade, a ganância, a vontade de ter poder, de acumular riquezas, tomar álcool e drogas, fumar, fazer o mal).

Pentecostes - o Espírito Santo desceu sobre todos os apóstolos e discípulos. O Espírito Santo enche os corações com um fogo de amor, levando-os a, por amor, pregar a palavra e os ensinamentos de Jesus. 

Práticas Ocultas - são práticas que afastam o cristão da verdadeira vontade de Deus. 
Exemplos: 
Práticas Adivinhatórias - tentar prever o futuro, mesmo que por mera curiosidade (procurar videntes, leitores de cartas de Taro, leitura de mãos e outras práticas adivinhatórias) - prática condenada pois o cristão deve confiar na providência divina, que sabe melhor o que é bom para cada um e vai fazer acontecer na melhor hora, segundo a infinita sabedoria de Deus, que nos conhece profundamente e aos outros. 
Práticas Ocultas - evocação dos mortos (os mortos não respondem porque não lhes é permitido responder, vai contra a natureza divina). São manifestações demoníacas que sabem muitos detalhes da vida de cada um de nós e, ao parecerem-se com nossos queridos falecidos no falar e no modo de falar, nos levam a cometer enganos e equívocos de graves consequências. E é desse perigo que a Igreja trata quando combate as práticas ocultas.
Práticas Ocultas (2) - o primeiro ferimento emocional mais grave é o sentimento de rejeição. Rejeição dos pais, irmãos, parentes e demais conhecidos. Um sentimento particularmente intenso é o da rejeição amorosa. Muitas pessoas desavisadas acabam fazendo "trabalhos" de amarração amorosa, com oferendas para espíritos (leia-se demônios), com trágicas consequências, já que vai contra os planos de Deus na vida de cada um dos lados. É uma das grandes tentações para um coração que se sente rejeitado.   
Providência Divina - muitas vezes são conhecidas por "coincidências" que ocorrem na vida de uma pessoa. A palavra remete a boas coincidências.

Purgatório - local intermediário entre o Céu e o Inferno, onde almas aguardam em repouso pelo dia do juízo final.

Rejeição - ver Feridas Emocionais.

Satanás - é um ser puramente espiritual. O inimigo, o anjo caído, representa todo o mal do mundo sobre o qual reina. Era Lúcifer, um anjo dos mais adorados, inteligente e poderoso anjo do Céu. De lá foi expulso por pretender ser adorado como Deus. Junto com ele foram expulsos uma legião de anjos, que se tornaram demônios. Quer levar todas as almas para o inferno, que é seu reino. Rei deste mundo, se esconde e fica de tocaia, lançando tentações sobre as pessoas para que elas pequem. Mas Deus nos garante que jamais seremos acima de nossas forças, para tanto é necessário orar e perseverar.

Tentação - uma das formas de ataque de Satanás. Luxúria, vontade de acumular riquezas, de ter uma vida de prazeres, de comer em demasia, de consumir álcool e drogas, vícios. O que faz mal ao nosso corpo, templo do Espírito Santo. Para o Espírito Santo habitar nosso corpo, para Jesus habitar nosso coração, é necessário que nosso coração esteja livre de impurezas, de pecados. O Espírito Santo precisa de um local limpo para habitar.