A importância da verdade católica

por Carlos Umdoistres

Recebi um e-mail que dizia mais ou menos assim acerca de minha recente conversão. Modifiquei algumas letras e palavras que não alteraram o significado da dúvida e deixei esse e-mail postado aqui no anominato:
O Budismo tem vários ramos. Existem muitos templos que são somente um simbolo, utilizados pelas pessoas em ocasiões especiais. Onde existem palestras com ensinamentos. Seu conteúdo varia bastante, dependendo do ramo. 
Como são as igrejas católicas? Sera que se você tivesse assistido à missa de outro padre, de outra igreja, que não fosse do Pe. Rufus, teria a mesma certeza da importância e da verdade católicas?

E pensei numa resposta, mas aí a coisa foi fluindo e mandei essa resposta que ficou enorme, mas que acho que vale a pena publicar como artigo:

O cristianismo, assim como outras várias religiões, tem seus inúmeros ramos. 

A Igreja como conhecemos hoje é uma instituição fundada no século IV, tornando-se a religião oficial do império romano, por Teodósio. Por isso é chamado Igreja (comunidade, conjunto de pessoas unidas) Católica (universal, ou seja voltado a todas as pessoas e a todas as nações) Apostólica (de pregar a palavra) Romana (imperial). 

Então, desde o seu nascimento oficial, a Igreja teve por objetivo a conversão de fiéis, conforme ordenou Jesus. E isso aconteceu mesmo que às custas do poder imperial de Roma, que repassou à Igreja sua tecnologia administrativa e de governo. 

Antes disso o império perseguia os cristãos. Mesmo São Paulo, em nome do governo, os perseguia antes de sua conversão. Foram muitos os perseguidos e muitos os que morreram e se tornaram mártires. São Paulo também morreu martirizado. 

Mas o sangue desses mártires acabou por converter todo um poderoso império mais de 300 anos depois da morte e ressurreição de Jesus. A igreja se dividiu quando o império romano, em crise, se dividiu. Então surgiu a igreja grega ortodoxa em Constantinopla porque existiam dois impérios: o Império Romano do Ocidente e o Império Romano do Oriente.

A língua oficial para a realização da missa era o latim, língua oficial do império, até há pouco tempo atrás. O intuito era de não perder a exatidão do espírito das palavras, pois na tradução alguns detalhes da percepção da palavra podem fazer toda a diferença. Mas a missa foi traduzida da melhor forma possível para as línguas locais, assim como a bíblia. Por isso a necessidade de ler uma bíblia católica oficial.

Existem inúmeras igrejas com denominação cristã. Existem muitos ramos. 

A Renovação Carismática se iniciou no final da década de 1960. Houve reconhecimento de Roma de que era necessário abrigar as várias formas de adoração a Deus para não causar mais divisões, porque cada forma de pregar a palavra toca diferentemente os corações das pessoas. O Padre Rufus entrou na renovação em 1972 quando teve uma experiência pessoal intensa com Deus, através do fogo do Espírito Santo. Ele havia se ordenado padre em 1956, portanto haviam se passado mais de 15 anos desde a sua ordenação. Acabou por descobrir sua missão de pregar e exorcizar.

Acho que Deus se manifesta de diferentes formas para diferentes pessoas em diferentes ocasiões, aguardando com amor nosso retorno para a Sua casa. Tive várias outras oportunidades de conhecer a bíblia. Já confidenciei a pessoas próximas que se eu realmente acreditasse na bíblia me tornaria um pregador. Eu tinha aversão ao nome Jesus.

O Pe. Rufus esclareceu uma série de coisas e, o mais importante, gostei dele de uma maneira profunda. Por orgulho, sei lá, ou respeito, eu costumo gostar de padres bem mais experientes que eu. Mas padres novos, da renovação, também fazem pregação semelhante. Porém a forma dessas pregações não me tocam no profundo do meu coração. Temos padres mais jovens e vibrantes como Pe. Marcelo Rossi, e Fábio de Melo e outros pop-stars da pregação católica, mas quem tocou meu coração foi o velho e bom Padre Rufus, que foi um menino tímido, retraído, de baixa estatura, medroso, inseguro e quieto.

Voltando ao Pe. Rufus, suas palavras e seu modo de explicar e colocar o culto aos ancestrais, reconciliação, arrependimento, salvação da alma fizeram-me voltar para a igreja católica. Ao falarmos de antepassados, vale lembrar que a Igreja não reconhece a reencarnação. Senão, nunca encontraríamos parentes e queridos falecidos depois da morte, não sei se me entende. Eles são o que são, mortais no corpo, mas imortais no espírito e continuam sendo nossos avós e tios e tias, com todos os defeitos e qualidades. Estão adormecidos na paz de Deus.

Eu estudei e li muitas coisas sobre religião. E hoje percebo que o ensinamento central da igreja é consistente. O mal existe em nós mesmos, mas ele também é externo a nós, nos influencia através das pessoas e do mundo ao redor e também do mundo espiritual. 

Mas a minha confiança e fé não é na instituição chama Igreja Católica, mas no projeto de Deus para cada um de nós. A Igreja Católica foi guardiã da palavra de Deus, seus monges copiaram a bíblia incansavelmente, dia após dia, com capricho e zelo, até o surgimento da imprensa, porque sem a bíblia não dá para pregar e nem mesmo estudar. E o que o inventor do livro, Guttenberg, publicou primeiro? A bíblia! Imagine a responsabilidade de colocar letrinha por letrinha todos os 73 livros da bíblia sem erro algum!

A Igreja, como organização, teve e tem defeitos assim como qualquer organização humana. Tomou atitudes e posições até mesmo talvez equivocadas, mas sobreviveu até hoje, e é isso que é importante. 

Por exemplo, muitos dizem que a Igreja apoiou Hitler, mas o Vaticano estava dentro de Roma! E a Itália era aliada de Hitler! O que fazer? O dever e obrigação do Papa era sobreviver, para não deixar a Igreja sem cabeça. Porque a Igreja, sem a cabeça, ou seja, sem o Papa, permitiria a Mussolini, ditador da Itália, escolher um sucessor totalmente fascista e aliado dos nazistas! Imagine o desastre que seria ao corpo de Cristo, o representante de Cristo aqui na terra, ter talvez a suástica em vez da cruz como símbolo! 

Muito a igreja fez, por ser relativamente independente e inatacável como guardiã da fé e instituição milenar, e muito a igreja pôde fazer para ajudar judeus perseguidos a escaparem do horror do holocausto, através da corajosa intervenção de padres e fiéis firmes na palavra. Enquanto a imprensa e os políticos alemães se calavam à força, uma das poucas vozes que ainda defendiam direitos fundamentais era a igreja, limitado até onde os religiosos podiam intervir, sem cometer atos suicidas. E Hitler não executou em massa padres, freiras e nem bispos porque a Igreja estava situada em Roma, onde estava seu principal aliado. 

Voltando então, a palavra veio até nós a mais pura possível. Houve muito sangue derramando pela Igreja e também contra a Igreja. Cometeram-se crimes terríveis em nome da fé e contra a fé. Mas a Igreja também se transforma continuamente, e evolui, e está cada vez melhor, a cada dia que passa. Como ela é consistente em termos de fé, e ela defende essa fé, ela é chamada de conservadora, careta, intolerante. Mas defender uma posição é isso: manter-se na posição, defender a posição e tentar mostrar e demonstrar seus argumentos, contestando, reafirmando o seu direito de acreditar e perseverar naquilo que acredita. E constantemente ela é agredida.

E Cristo (que quer dizer cordeiro, o que vai ao sacrifício) sabia que ia morrer de forma cruel. Mas seu sacrifício estabeleceu um pacto renovado de sangue com Deus, que quebrou o poder de satanás. Foi dito que o reino de Jesus seria eterno e passaria por incontáveis gerações, isso há dois mil anos atrás. O reino do Salvador seria eterno e não teria fronteiras. Então esse é o reflexo de um amor que não compreendemos e nem conseguiremos compreender, mas é possível experimentar um "tiquinho assim" dele, como se fosse a ponta de um iceberg e dividir o nosso pequeno amor egoísta, muitas vezes, com os outros.

A Igreja Católica tem suas dificuldades em se manter unida. Muitos bispos devem ter diferentes opiniões quanto à condução dos rumos da organização. Ouço dizer por aí que uns acham que padres devem casar, outros acham que mulheres devem ser ordenadas e celebrar missas e comandar paróquias e outros dizem que a missa deveria voltar a ser em latim para ter mais força. Muita gente deve buzinar um monte de coisas nas ouvidos do Papa... Mas como as mudanças acontecem com o colegiado de bispos e a posição do Papa, as decisões são mais lentas, mas mais seguras no sentido de garantir o longo prazo. Uns criticam a Igreja porque mudou e outros criticam a Igreja porque ela não mudou. Veja a situação difícil, numa época de transformações tão grandes. Cometer um erro apenas pode ser fatal.

Hoje qualquer um funda uma igreja em qualquer lugar do Brasil. E fala o que quer, interpreta a bíblia de formas diferente, levando ao pé da letra o que lhes convém e reinterpretando e relativizando onde não convém. 

Comentando que aconteceu historicamente com o Budismo, ele não tem uma liderança e hierarquia centralizada e nem dispõe de um livro centralizando os ensinamentos de Buda. A experiência com Deus e a iluminação ocorrem de modo pessoal. O Budismo não teve como formar um Estado e uma instituição para administrar a divulgação da fé e de sua doutrina, mas ela se propaga por si só. Por que? Ela é forte em seu ensinamento. Mas não dispõe de uma hierarquia tão centralizada quanto a católica. 

O mérito maior da Igreja é que as missas são estruturadas de forma a obter o maior benefício espiritual, e cada parte da missa tem seu significado e são celebradas no mundo inteiro com organização. A palavra lida na bíblia e os ritos são reguladas por um poder central. 

É semelhante ao que aconteceu com o Império do Brasil. Tendo um imperador chamado Dom Pedro I, que tinha um monte de defeitos, filho de Dom João VI, rei de Portugal, o Brasil permaneceu unificado e grande. Houve guerras contra a unificação, mas somente com a unificação de um país é que se pode progredir, senão fica um país pequeno brigando com o outro. Veja, não houve a criação de um outro império na América Latina tão abrangente e extenso como o império brasileiro.

E é a mesma em toda a parte do mundo, seja Japão, China, Filipinas, Portugal ou Brasil, no processo de formação de um Estado organizado. 

Então, por ser unificado os procedimentos, o trecho da bíblia escolhido para cada domingo vale para o ano todo e é o mesmo no mundo inteiro. Existe um planejamento que procura manter a unidade do corpo de Cristo, porque uma mão não desconhece a outra em nosso próprio corpo. Mas as homilias (sermões dos padres) podem variar porque cada paróquia tem as suas necessidades particulares, cada momento histórico requer um posicionamento e esse posicionamento é normalmente apoiado por Roma, de forma aberta ou não. 

Que diria o seu patrão se cada um fizesse o que bem entendesse na empresa em que você trabalha?

E existe uma coisa que chamo de "tecnologia religiosa", que foi acumulada pela igreja durante mais de 1700 anos como organização. Existe muito conhecimento e experiência acumulados. Milagres aconteceram e acontecem. Santos foram reconhecidos. E existem santos vivos. Então é isso...

Não sei se respondi o que você queria perguntar. Mas a forma de ensinar e colocar as coisas faz toda a diferença para cativar um aluno.

Então o padre Rufus veio num momento muito especial, apesar de pensar que eu conhecia cristianismo. 

E desejo levar esse novo modo de encarar a vida para outras pessoas. Por isso o blog. De resto, se é fé católica ou não, concluí que a Igreja Católica tem condições únicas de dar um rumo não-individual na divulgação da palavra de Cristo, resultado de uma decisão de todo um colegiado para a organização. Por que penso isso? Porque para você se tornar padre tem que estudar. Para se tornar bispo tem que estudar muito mais, ter mestrado ou doutorado e saber mais de uma língua. Então não são amadores que estão conduzindo a Igreja. Para ser indicado para Papa acho que tem que saber várias línguas e ter uma série de diplomas e pelo menos um ou mais doutorados. E ser indicado eleito pelo colegiado de todos os bispos do mundo.

Então a verdade da pregada pela igreja católica pode ser imperfeita para alguns, mas a palavra contida na bíblia é de uma sabedoria incrível. Às vezes, em minha pretensão, até acho que identifico falhas na igreja, mas é opinião de uma só pessoa que não teve oportunidade de ver todos os lados da questão e as limitações das soluções humanas para todas as variáveis envolvidas num determinado contexto. Podemos então estar certos como estar errados. Mas são apenas opiniões pessoais. Temos a oportunidade de contribuir para a divulgação da palavra que toca os corações das pessoas e transforma o modo de cada um de enxergar o mundo. Essa transformação é gradual e sujeito às tentações de mudança de opinião, porque nosso intelecto nos tenta a fazê-lo, em nossa pretensão de saber mais. 

Pessoas que obtém sucesso são as que tem opinião e convicção do que fazem e perseveram focando em uma coisa, mesmo que em condições adversas. Foi o que não consegui fazer na condução dos nossos negócios. 

Muitos são criticados pelo fanatismo, seja no modo de agir ou de pensar: "fulano é radical demais" é o que a gente ouve por aí. 

Certeza a gente não tem para nada, mas não tenho mais idade para mudar de opinião. Não tenho mais tempo para mudar de rumo, porque acreditei que encontrei o caminho, a verdade e a vida. 

É isso.

E-mail para contato: carlosumdoistres@gmail.com