Jubileu de Ouro do Pe. Rufus Pereira (2006)

Escolhido desde o início:
Escolhido desde o início (2 Ts 2:13), além deste mundo (Jo 15:19), por Deus, embora eu fosse um tolo (1Co 1:27): para ir e dar frutos (Jo 15:16).

Uma família fiel:
Agradeço a Deus, para começar, à minha família, onde a semente da minha vocação foi semeada. Somos originados de uma comunidade de Cristãos indianos, os habitantes originais de Bombaim, agora chamada de Mumbai, cujos antepassados ​​foram evangelizados por São Francisco Xavier há cerca de 400 anos atrás. Éramos uma família ferrenhamente católica, rezando o Rosário diariamente ajoelhados diante do altar da família com a imagem do Sagrado Coração entronizado, e sempre tivemos o nosso jantar juntos compartilhando os acontecimentos do dia.
Foi a partir de meus pais que recebi pela primeira vez a minha fé católica, a educação cristã e os valores morais e familiares. Eu era visto como um menino bom e inteligente, mas não confiável o suficiente até mesmo pela minha mãe para ser enviado para uma loja porque eu esqueceria de trazer de volta as compras.

A comunidade cristã:
Minha educação cristã foi reforçada em nossa "aldeia", pelo precursor das atuais comunidades eclesiais de base, onde numa mesa centrada transversal redonda da aldeia, toda a comunidade se reunia para a oração e comunhão.
Nossas portas estavam abertas para qualquer um, todos sabiam um do outro, os doentes eram visitadas por todos, um funeral era assistido por todos, - a comunidade da aldeia era, de fato, uma família cristã. Fiquei, no entanto, meio isolado por todos os meninos e meninas da aldeia como sendo demasiado suave e tímido para participar nos seus jogos animados e barulhentos e fui mantido de lado.

A Paróquia Vibrante: 
A nossa aldeia foi realmente abençoada por fazer parte de uma paróquia unida cuja matriz foi construída cerca de 400 anos atrás pelos missionários portugueses. A Escola Dominical foi o terreno de florescimento da minha fé e o altar se tornou o berçário da minha vocação. Entretanto, embora eu fosse atraído para servir, senti-me atraído para o sacerdócio desde muito cedo.
Eu criei coragem para se tornar coroinha só muito mais tarde, já que eu estava com medo que o Missal enorme e pesado pudesse escapar de minhas mãos e cair no chão.

A Escola Católica:
Inspirado pelo nosso diretor, sacerdote dedicado, e motivado pelos nossos mestres e professores dedicados, não era de estranhar que de nós, do escritório da Congregação da Escola de Nossa Senhora, juntaram-se ao sacerdócio ou à vida religiosa.
No entanto, eu ainda era o mesmo aluno estudioso, mas tímido, que, com medo de recitar um poema para a competição de elocução da escola, se recusou a ir à escola naquele dia. Mas sempre fui incentivado por um mestre particular, então seminarista, e agora Cardeal Simon Pimenta, que ainda não posso acreditar que eu sou mesmo menino que ele ensinou na escola. Chamado Quem tinha predestinado (Rm 8:30), e queria (Mc 3:13), para sermos santos (1 Coríntios 1:2), a ser santos, e amados por Deus (Rm 1:7), e designado como apóstolos (Rm 1:1).

O Seminário Diocesano:
O primeiro dos três chamadas ou graças divinas foi a minha adesão ao seminário em Mumbai. Foi uma decepção para meus pais que aspiraram me mandar para Oxford e um desgosto para o Reitor jesuíta espanhol que parecia assustado ao me ver entrar nos portais do seminário de calças curtas e insignificante. Eu era abaixo da altura mínima, como ele mesmo me mediu e, somado a isso, minha mãe também insistiu para que eu sendo frágil deveria receber apenas água quente para o banho (naquele tempo não existiam duchas ou chuveiros no seminário nem na maioria das casas).
Eu era bem comportado e bem estudioso mas muito ensimesmado e tímido, quieto a tal ponto do Reitor muitas vezes me questionar no final do dia, se eu tinha aberto a boca para falar algo, enquanto meus colegas seminaristas tinham dificuldades para manter a regra do silêncio.
Ele também profetizou que eu nunca seria um pregador.

O Colégio de Propaganda:
Foi, portanto, uma surpresa para mim ao ser escolhida pelo meu Arcebispo Cardeal Gracias para continuar meus estudos sacerdotais por oito anos, culminando com a minha tese de doutorado sobre "Deus é Amor", no Colégio de Propaganda Fide Urbano na Cidade do Vaticano, Roma, em frente os apartamentos papais de todo Praça de São Pedro, da Universidade Evangelização premier da Igreja, que eu considero uma segunda chamada e pela graça de Deus.
Percebi então que privilégio era pertencer, como uma família e um só corpo, à Igreja Católica universal, com as bandeiras de todas as nações que voam sobre a fachada do Colégio e missas em todos os ritos da Igreja celebra na Epifania, a festa da manifestação do Salvador com os Povos.
E assim nós, os 35, vindos de 20 países, que foram ordenados sacerdotes de Deus e do seu Povo em Roma, em 22 dezembro de 1956 nos comprometemos a nos recolher, a cada cinco anos para um retiro, relembrando partilha e celebração.

O Ministério Pastoral:
Voltei para Mumbai, com a profecia do meu Vice-Reitor, que eu possa ser inteligente e piedoso, mas não era bom o suficiente para vir a ser um bispo, zumbido nos meus ouvidos.
Essa notícia foi no entanto bom para mim, uma vez que, por temperamento e escolha, eu preferia ser um padre simples, como o meu modelo, o Cura d'Ars, desconhecido e despercebido, sem ambição, exceto para ser um pastor santo e zeloso até que, após 13 anos de ministério ordinário sacerdotal nas paróquias e escolas paroquiais da Arquidiocese, que foram realmente agradáveis, gratificantes e proveitosas, eu recebi uma chamada terceira ea graça de Deus, de forma significativa no Domingo de Pentecostes de 1972, a minha chance ou encontro bastante providencial com a Igreja Católica Renovação Carismática.

A Renovação Carismática:
Havia muitas vezes comentários e brincadeiras quanto ao meu envolvimento carismático pelos meus colegas padres e meus colegas de ordenação.
Na reunião FABC perto de Calcutá, leste da Índia, em 1978, onde três dos líderes da Renovação foram convidados a realizar um workshop diário em Oração Carismática para os Bispos da Ásia, um dos participantes, um arcebispo do Japão, que tinha sido meu seminarista colega em Roma, e está agora no Vaticano, me abordou sem rodeios:
"Rufus, sempre pensei que você fosse um padre bem equilibrado e bem comportado. Como é que você nunca se tornar obcecado por essa moda de carismáticos?"
Mas, três anos mais tarde, a celebração conjunta do nosso Jubileu de Prata em 1981, em Nagpur, Índia Central, meus companheiros me queriam para pregar o retiro para eles, rezando para que eu não fosse me tornar um bispo, uma vez que senti que eu estava fazendo mais para o Reino de Deus do que todos eles juntos.
Obedeça o que eu vos mando (Mt 28:20), ame uns aos outros (Jo 15:17; 1Jo 3:23), e dê frutos duradouros (Jo 15:16), pois assim você será meu amigo (Jo 15, : 14).

Transformação e Poder:
Por meio do que é chamado de batismo no Espírito Santo, tive uma experiência avassaladora do amor de Deus, meu Pai, um encontro pessoal com Jesus como Salvador e Senhor, e um derramamento de mudança de vida do Espírito Santo.
Isto trouxe-me uma fome incrível e gosto pela Palavra de Deus, uma sede insaciável e gosto pela oração, um desejo alegre de comunhão e uma profunda compaixão para os corações partidos e oprimidos.
Houve assim uma grande mudança na minha vida e do ministério sacerdotal, onde algo me pedia para mudar o mundo de cabeça para baixo, dando aos outros o que eu havia recebido, através da proclamação e da oração.
Relatórios de sacerdotes e de pessoas chegaram aos ouvidos do meu cardeal arcebispo Gracias, que lançou-me, contra minha vontade, para o ministério carismático em tempo integral na diocese, no país e em todo o mundo.

Pregar e ensinar:
Considerando que antes eu nunca preguei fora da minha paróquia por medo e nunca dei retiros, exceto para crianças em idade escolar, encontrei-me agora a ser chamado para pregar em missões paroquiais de toda a diocese, pregar em retiros do clero em todo o país e avançar da evangelização em todo o mundo, semana após semana, porque eu tinha feito meu o grito de São Paulo: "Ai de mim se não pregar o Evangelho" (1Cor 9:16).
Igual foi o compromisso e a alegria de ensinar as Escrituras aos jovens líderes leigos como Diretor do Instituto Bíblico Carismático Católico em Mumbai, e na difusão da Boa Nova como Editor da mundialmente reconhecida Revista 'Charisindia'. Cura e Libertação:
O Senhor também me deu uma profunda convicção de que não era o suficiente chegar às multidões através da pregação do Evangelho, mas que também deveria tocar as vidas delas, através do sacramento da Reconciliação, e os ministérios de cura e libertação.
Mas não esperava que este ministério de proclamação dupla poderosa de preocupação e compaixão seria tão reconhecido. Fui então selecionado para coordenar os ministérios de cura e libertação em todo o mundo como membro do Conselho Internacional da Renovação Carismática Católica. e fui eleito o Vice-Presidente da Associação Internacional dos Exorcistas, e acima de tudo à frente da Associação Internacional de libertação que conduziu as escolas de formação neste ministério difícil, mas necessário em muitos países.

Jubileu e júbilo:
Como eu estou chegando ao Jubileu de Ouro da minha ordenação sacerdotal em 22 de dezembro de 2006, a idéia veio a mim que eu nunca teria imaginado que eu teria um dia começar a assumir o comando do Senhor aos seus apóstolos tão a sério "para sair para todo o mundo, para anunciar a Boa Nova a toda criatura, para curar os enfermos e expulsar os demônios "(Mc 16:15-18).
Como o meu colega seminarista em Roma, mais tarde diretor de Fátima College, Quilon, Kerala, me disse mais de uma vez: "Para mim você é o maior milagre do século 20".
Não é o meu mérito o meu fazer, mas porque Deus o meu pai tinha me escolhido, Jesus, meu Senhor me chamou e do Espírito Santo que mo havia ordenado.
A Missa do Jubileu de Ouro será celebrada na Igreja de St. Andrew, Bandra, em 22 de dezembro de 2006, 19:30, e em São Pio X Igreja, Mulund, em 24 de dezembro, às 21:00, para coincidir com a véspera de Natal ou Missa da Meia-Noite Todos estão convidados. E-mail: frrufus@vsnl.com

(orkut)